O turismo no Pantanal atrai muitos turistas estrangeiros, que vêm ao nosso país em busca de conhecer a famosa fauna e flora e explorar nossas belezas naturais. Mas, o Pantanal também está caindo nas graças dos brasileiros que querem conhecer melhor o Brasil.
O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo e o lugar ideal para os fãs do ecoturismo.
Afinal, são mais de duas mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais para conhecer e ver de perto.
Antes de começar o guia, quem deseja visitar esse patrimônio natural mundial do Mato Grosso do Sul deve saber há diferenças na região. Isso porque é possível encontrar o Pantanal Norte e o Pantanal Sul.
Na viagem, quem procura por um refúgio ecológico, pela observação de animais silvestres e um contato mais íntimo com eles, entre os destinos está o Pantanal Sul.
Mas, para quem deseja participar de atividades culturais, como danças típicas, prática de pesca e mergulho, ir para o Pantanal Norte pode ser ideal.
Contudo, independentemente de Sul ou Norte, o local oferece passeios para todos os gostos.
Safári fotográfico
Você sempre sonhou em fazer um safári sem sair do Brasil? Pois no Pantanal você tem muito o que fazer, incluindo a observação de animais dentro de um 4X4.
Mas o ideal é fazer o safári durante a temporada seca , até porque ficaria inviável avistar tucanos, tamanduás e jacarés debaixo de chuva, muito comum no verão.
Uma dica de ouro: tenha uma câmera fotográfica com cartão de memória zerado para tirar muitas fotos. Inclusive, já deixe a câmera configurada para disparos múltiplos, assim, você evita perder os melhores momentos dos animais e suas poses.

Passeio a cavalo + vida de pantaneiro
Montar cavalo é um dos melhores passeios a se fazer nesse destino rural. Mas, e se além de cavalgar você também pudesse lidar com o gado?
Pode parecer fácil na novela Pantanal, mas na realidade você vai ver que não é bem assim. É preciso, antes de tudo, ter alguma experiência em montar cavalos. Do resto, o povo ajuda.
Para curtir um passeio a cavalo, há algumas boas opções em Miranda e Aquidauana, como a Fazenda San Francisco (Miranda) e as pousadas Aguapé e Pequi (Aquidauana).
Ah, só não deixe de levar calça comprida para os passeios a cavalo, já que é muito mais confortável.

Projeto Arara Azul
O Arara Azul é um projeto de preservação ambiental existente há mais de 30 anos. O projeto não só deu certo, como aumentou o número desses animais de 1500 para 5000.
Esse trabalho maravilhoso, claro, não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem ao Pantanal.
É uma oportunidade de tomar consciência sobre a importância de cuidar da nossa natureza, preservando espécies da fauna e flora do Brasil.

Miranda, no Pantanal Sul
Chegou em Miranda? Então é hora de saber o que fazer nessa cidade do Pantanal.
Serra da Bodoquena, uma passadinha na região próxima ao Pantanal
Um dos passeios mais incríveis de quem visita Bonito/MS é também uma parada certa de quem vai direto para o Pantanal. A Serra da Bodoquena é uma das atrações turísticas de todo apaixonado por trilhas e cachoeiras.
São mais de cinco paradas de banho em águas cristalinas, cachoeiras e piscinas naturais belíssimas e convidativas do Rio Betione e muitas atividades para a família toda, incluindo crianças
